O local Nglawungan "Túmulo do Kalang" se tornará um pacote turístico para o governo da vila de Tunjungan Blora

Nahasa : Portugis

INFOKU, BLORA  - O governo da vila de Tunjungan, distrito de Tunjungan, Blora Regency planeja completar o pacote turístico da vila, adicionando a área histórica do local de Kalang Kubur, que fica na área da floresta de teca Perhutani no vilarejo de Nglawungan da vila local.

Além de pacotes turísticos, como pomares de durião, colheita de frutas em belos pomares, criação livre de vacas, passeios pela represa Greneng e produtos MPME, planejamos adicionar a área histórica do local de Kalang Kubur no vilarejo de Nglawungan como um pacote turístico.

"Mais tarde, coordenaremos com as agências e partes relacionadas", disse Yasir, chefe da vila de Tunjungan, sábado (22/7/2023).

Segundo ele, o sítio Kubur Kalang está localizado em um local de aproximadamente 10 hectares de floresta, só que os detalhes ainda não são conhecidos porque parte dela foi enterrada no solo e coberta de teca e grama.

Leia também: O mistério da busca pelo tesouro da antiga tumba "Wong Kalang" na floresta de Blora

"Esperamos que o Blora Dinporabudpar tenha o prazer de fornecer uma placa marcando o túmulo de Kalang em Nglawungan. Inclusive, também planejamos fazer uma vitrine ou casa cultural para armazenar relíquias históricas na área de Tunjungan Village", explicou.

Plt. O chefe do Blora Dinporabudpar Iwan Setiyarso, por meio do chefe da Divisão de Cultura Setyo Pujiono, deu as boas-vindas ao plano do governo da vila de Tunjungan e em breve o acompanhará.

"Damos as boas-vindas e imediatamente acompanhamos a instalação da placa de marcação do local Kalang Grave em Nglawungan", explicou ele.   

Seu partido sugeriu que a administração da vila de Tunjungan mapeasse vários pontos das sepulturas de Kalang e acrescentasse cercas para que fossem mais proeminentes e conhecidas do público.

Enquanto isso, Handono, Mantri RPH Nglawungan BKPH Nglawungan KPH Blora mostrou que a localização do Kalang Grave estava no lote 163 na área local da floresta de teca.

O próprio povo Kalang é uma tribo em Java que viveu antes da era hindu-budista, que se acredita serem os ancestrais dos povos nativos de Blora, Bojonegoro e Tuban.

Para que se saiba que existem muitas tumbas em Blora com as características das tumbas que se estendem de oeste a leste, onde geralmente há uma pedra como marcador na tumba. 

Todo falecido é enterrado junto com seus pertences ou chamados suprimentos funerários.

Para sua informação, até dezoito pessoas, na sexta-feira (7/10/2020) foram presas por policiais de Tunjungan, a polícia de Blora por realizar escavações de sepulturas antigas que supostamente eram as sepulturas da tribo Kalang na área da floresta de Nglawungan.

Eles caçam provisões graves que geralmente são incluídas nos funerais do povo Kalang.

Leia também:  Por que o tesouro em Blora está sendo caçado, aqui estão os fatos históricos

A tentativa de detê-lo protegendo os garimpeiros ilegais seguiu um relatório do chefe da vila de Tunjungan, Yasir, que recebeu apoio do Blora Dinporabudpar.

Porque, a partir dessas atividades, acredita-se que os garimpeiros tenham infringido a Lei nº 11 de 2010 sobre Conservação Cultural.

Na verdade, como patrimônio cultural deve ser protegido. O patrimônio cultural não deve ser escavado à vontade. Cada escavação deve ter uma licença. Como no âmbito da investigação.

Não é permitido escavar e, em seguida, os itens encontrados são de propriedade privada ou vendidos. (Endah/KOM) 

Posting Komentar

Lebih baru Lebih lama